© 2019 por DRTZ

PERGUNTAS & RESPOSTAS

1. Qual a diferença e contribuição da DRTZ sobre a prática usual de desenvolvimento de produto?

O desenvolvimento de produto de empreendimentos com maior escala e/ou complexidade, demandam na sua concepção, o claro entendimento dos desafios empresariais e resultados a serem atingidos para gerar um produto com maior diferencial e coerente com a dinâmica de implantação da tipologia de produto, transcendo a prática de otimizar as soluções projetuais e integridade técnica.

A DRTZ contribui no processo de desenvolvimento de produto com conteúdo estratégico complementar para aumentar a competitividade do empreendimento, identificando quais os desafios empresariais e diferenciais considerar no equacionamento do produto e como equilibrar as soluções de projeto com os desafios empresariais da tipologia e a dinâmica da sua implantação.

 

Em geral, empreendedores enveredam no desenvolvimento de empreendimentos com maior escala e complexidade, sem ter o entendimento dos desafios que estas tipologias de produto demandam, seja quanto ao diferencial de produto a ser atingido ou não familiariedade com os desafios e dinâmica da sua implantação. Consequentemente, desenvolvem produtos imobiliários desalinhados com a realidade destas tipologias de produto, desafios empresariais e sua dinâmica de implantação, o que impacta negativamente na liquidez da comercialização, velocidade de implantação do empreendimento e resultados.

A proposta da DRTZ é oferecer expertise de produto para aumentar a competitividade de seus clientes, mitigar os riscos e potencializar os resultados dos seus empreendimentos. 

2. Quais são as diferenças dos benefícios entregues pela DRTZ?

A DRTZ entrega benefícios com valor agregado em todos os serviços oferecidos. No entanto, nos casos de desenvolvimento de produto, quanto maior o tempo de envolvimento na análise da oportunidade e tempo dedicado para formular as recomendações ao longo do processo de desenvolvimento do produto, maior será a contribuição da DRTZ e benefício ao empreendedor, pois permite um aprofundamento nos conteúdos de “o que fazer” e  “como fazer”.

Os serviços de menor duração, permitem identificar “o que fazer” em profundidade e identificam os direcionadores estratégicos para o cliente desenvolver o produto sem a participação da DRTZ na etapa do “como fazer”.

 

Os serviços para Criação da Associação de Moradores, Desenvolvimento das diretrizes para ocupação dos lotes e Conceituação para desenvolvimento das edificações comunitárias e projetos de paisagismo do bairro planejado ou master development, tem escopo específico, mas comtemplam os conteúdos de “o que fazer” e “como fazer”. 

3. Faz sentido contratar a DRTZ quando o empreendedor tem uma área de coordenação de projetos?

Áreas de coordenação, em geral, tem expertise sobre produtos já consolidados no mercado, gestão e integridade técnica dos projetos. A DRTZ contribui com conteúdo estratégico complementar para empreendimentos de incorporação e desenvolvimento urbano onde a geração de uma ambiência urbana qualificada, oferta de portfólio de produtos diversificado, implantação em etapas e riscos de mercado, tais como pioneirismo, larga oferta na mesma geografia e geração de liquidez para o estoque de terrenos remanescente, precisam ser equacionados durante o desenvolvimento do produto imobiliário para atingir o diferencial competitivo necessário e salvaguardar os resultados do empreendimento.

4. A DRTZ desenvolve os projetos de arquitetura e urbanismo?

 

Não, a DRTZ não desenvolve projetos técnicos, pois concentra  a sua atuação na conceituação estratégica e formulação de recomendações para aumentar a competitividade do empreendimento.

O não envolvimento no projeto, permite uma análise imparcial da oportunidade em desenvolvimento. 

5. Como a DRTZ estima seus honorários?

  • Desenvolvimento urbano; R$/m2 de lote vendável. (exclui viário, áreas verdes e institucionais)

  • Incorporação; um percentual do VGV estimado do empreendimento.

  • ​Serviços com escopo específico; um montante por serviço. (Ex; charrettes, associação de moradores, direcionadores para ocupação de lotes e etc.) 

.